Alunos de Direito da UEA participam de audiência simulada cível

Acadêmicos do curso de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participaram, neste sábado (13/12), do primeiro Concurso de Audiência Simulada Cível da Escola de Direito (ED/UEA). O concurso, na modalidade cível, é inédito e visa treinar as habilidades dos discentes quanto à participação em audiências de instrução e julgamento.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, participou da cerimônia de premiação do concurso e pontuou a importância da simulação para o aprendizado dos acadêmicos.

“O concurso é uma ferramenta de capacitação muito importante, pois este será um cenário que fará parte da vida profissional dos acadêmicos no futuro. Acreditamos, também, que a atividade é fundamental para promover a interação entre os estudantes”, disse o reitor André Zogahib.

A atividade integra a disciplina Prática Jurídica Simulada, ministrada pela Prof.ª Dra. Luziane Figueiredo aos alunos do 6° período.

Sobre o concurso – A dinâmica consiste no confronto das equipes na defesa de casos simulados. Ao todo, participaram aproximadamente 100 alunos, que compuseram oito equipes em quatro audiências.

A partir dos casos, os alunos elaboraram as peças processuais como petição inicial, contestação e réplica e, no dia da competição, participaram das audiências que foram presididas pelos magistrados Aldrin Henrique de Castro Rodrigues, Gerfran Carneiro Moreira, Sandro Nahmias Melo e Mônica Raposo da Câmara.

As equipes disputam o primeiro lugar com base na elaboração das peças e também na postura em audiência. Os vencedores receberam troféu e medalhas.

O concurso, nessa modalidade cível, é inédito e visa treinar as habilidades dos discentes quanto à participação em audiências de instrução e julgamento.

“Muitas vezes, o acadêmico forma, é aprovado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, mesmo assim, tem medo, receio de enfrentar uma audiência cível. Por isso, no âmbito da disciplina de prática simulada, buscamos naturalizar esse trabalho que provavelmente, fará parte da vida dos acadêmicos daqui a dois anos, por exemplo, quando estiverem no mercado de trabalho”, assegurou a professora Luziane Figueiredo.

Texto e Fotos: Daniel Brito/Ascom UEA