UEA encerra Curso Colaborativo de Campo em Saúde em parceria com Universidade de Harvard

O evento, realizado há dezesseis anos, ocorre anualmente em diferentes cidades do Brasil, sempre em parceria com instituições locais

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sediou o encerramento do Curso Colaborativo de Campo em Saúde Pública Harvard-Brasil 2024. O evento, realizado anualmente em diferentes cidades do Brasil ao longo de dezesseis anos, contou com a participação de 17 brasileiros e 15 representantes de vários países, incluindo alunos de pós-graduação e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

De 3 a 19 de janeiro, os participantes aprofundaram seus conhecimentos em temas como HIV/Aids, malária, tuberculose, sistemas de saúde e nutrição. A dinâmica colaborativa do programa culminou na apresentação de projetos de intervenção, prestigiados por gestores municipais e estaduais.

O evento contou com a presença de representantes importantes, como da Secretaria Municipal, Secretaria Estadual, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fundação em Saúde do Amazonas (FVS) e Fundação de Medicina Tropical (FMT).

Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, a parceria entre universidades é importante para avanços na saúde do Amazonas, destacando o comprometimento da UEA com o aprimoramento contínuo na área. “A colaboração com instituições renomadas, como a Universidade de Harvard, é essencial para o fortalecimento de nossas iniciativas em saúde pública. A UEA está empenhada em contribuir para o aprimoramento contínuo desse setor vital em nosso estado”, destacou.

A diretora executiva do escritório da Universidade de Harvard no Brasil, Helena Monteiro, expressou satisfação por trazer o curso para a região Norte, enfatizando a importância de parceiros locais. “É necessário termos um parceiro local para realizar o curso, então estamos muito contentes por ter conseguido essa parceria que nos abriu as portas e nos recebeu muito bem. Foi ótimo e esperamos que seja uma parceria duradoura e produtiva. A intenção é voltar para Manaus em breve”, disse

A estudante de mestrado do departamento de saúde global da Universidade de Harvard, Shruti Gogia, compartilhou sua experiência, destacando a aprendizagem com instituições visitadas. “Estamos muito agradecidos por fazer parte deste curso. Queremos expressar nossa imensa gratidão aos secretários de saúde, a todas as instituições e a todos que fizeram parte deste curso, tornando isso possível. Estamos voltando com muitas memórias e muita gratidão”, finalizou.

Participaram do evento também o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, Prof. Dr. Darlisom Ferreira, e a chefe do departamento de saúde global da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, Márcia Castro.

Texto: Jonas Coelho/Ascom UEA

sem anexos