Desenvolvido por professores, pesquisadores e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia, vinculado à Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (PPGEEC/ENS/UEA), a obra “Divulgação científica: Espaços não formais e o ensino de ciências em ambientes amazônicos” foi lançada na quinta-feira (25/01). O evento ocorreu na Biblioteca da ENS, localizada na av. Djalma Batista, 2470, Chapada.
O livro contempla artigos acadêmico-científicos sobre ambientes naturais não formais (tais como: parques, bosques, museus, comunidades ribeirinhas, dentre outros), institucionalizados ou não, além de experiências em sala de aula, que conduzem a reflexões e ganhos incalculáveis para o processo formativo de professores e alunos.
Para uma das coordenadoras do projeto, Silvia Regina Sampaio Freitas, a ideia do livro surgiu logo após a conclusão da disciplina de Divulgação Científica do PPGEEC, vinculado à Escola Normal Superior.
Recebemos um número considerado de trabalho e de elevado nível. E conversando discutimos o porquê de não aproveitarmos esses trabalhos? Então, a partir dessa ideia contatamos outros egressos do curso que participaram de outras disciplinas, perguntamos se tinham interesse, apresentaram seus trabalhos, fizemos uma seleção e surgiu a obra, destacou.
Já a professora da ENS/UEA, Luciane Lopes de Souza, explicou que a obra auxiliará como o professor pode produzir recursos didáticos e, com isso, facilitar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.
Estamos mostrando as experiências em diversos espaços não formais em Manaus como por exemplo o Musa, o Mindu, o Bosque da Ciência. Além disso, são trabalhos oriundos de alunos que vem do interior. A gente imagina que o cabedal de conhecimento que o livro, apesar de pequeno, traz uma grande experiência de sala de aula e, também de como ensinar ciência nesse universo amazônico dento de espaços não formais, finalizou.
A obra está disponível para download gratuito no Repositório Institucional da UEA, no link abaixo:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/5354
Texto e fotos: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA