Nesmau/UEA realiza minicurso de Iconografia

A atividade ocorrerá nesta segunda-feira (29/01), às 19h, em Maués

O Núcleo de Ensino Superior de Maués da Universidade do Estado do Amazonas (Nesmau/UEA) realizará, nesta segunda-feira (29/01), às 19h, o minicurso “Iconografia: As imagens têm História”. A atividade complementar é direcionada aos acadêmicos de Licenciatura em História, estando habilitados a participar, demais cursos e a sociedade. A programação ocorrerá na sala 2 do núcleo, localizado na rua Higina Bonilha Rolim, S/N, Col. Negreiros.

A atividade tem o objetivo de fortalecer às práticas de ensino a partir de uma nova perspectiva que chegou ao campo da História no início do século XX com a escola dos Annales, onde os estudos históricos ganharam abrangência ao utilizar outras fontes para o saber científico. Ocasionando, na mudança dos paradigmas historiográficos.

A responsável pela ministração do minicurso será a Profª. Ma. Maria de Jesus do Carmo de Araújo do Nesmau/UEA que informa que os participantes poderão utilizar em sala de aula as imagens como fontes históricas e reflexos das sociedades das quais fazem parte.

“Não podemos utilizar as imagens de forma imprudente, elas precisam ser pesquisadas e questionadas para incentivar a pesquisa histórica e desvendar o que a norteia. Para isso, se faz necessário a utilização de métodos e levantamentos bibliográficos para fortalecer o saber histórico e científico por traz da imagem. O exercício irá acrescentar conhecimento e criticidade aos envolvidos, pois saberão que seus traços carregam História. Além de proporcionar a prática de analisar e descrever, o que os olhos conseguem ver dando segurança aos acadêmicos para realizar a mesma atividade em sala de aula, incentivando a pesquisa na educação básica e tornando a aula mais participativa”, destaca.

Texto: Valcinei Cunha/Ascom UEA