Idealizado por docente da UEA, Cedem Caprichoso é premiado pelo Ministério da Cultura

Projeto tem como diretor o professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Diego Omar.

O Centro de Documentação e Memória do Boi-Bumbá Caprichoso (Cedem Caprichoso) recebeu o Prêmio Mestre Lucindo de Culturas Populares do Ministério da Cultura, contemplado no Edital Prêmio Cultura Viva, Sérgio Mamberti. O prêmio, além de reconhecer as manifestações culturais locais como patrimônios imateriais do país, promove a preservação e a divulgação da cultura popular.

Segundo Diego Omar, diretor do Cedem Caprichoso e professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o prêmio é um reconhecimento de um projeto que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2021, em um contexto de pandemia. Enquanto as atividades externas relacionadas ao Boi-Bumbá Caprichoso estavam paralisadas, o Cedem colocava em primeiro plano a preservação dos patrimônios culturais, realizando trabalhos de pesquisa, tratamento, e divulgação de acervo.

Todos os conjuntos de ações realizados pelo Cedem ajudam a preservar e compartilhar a cultura do Boi-Bumbá Caprichoso, que, em 2018, foi reconhecido como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias

Em 2023, o Cedem recebeu, através da Editora da UEA, o Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias, por meio de uma história em quadrinhos sobre o Boi-Bumbá Caprichoso com o nome de “Caprichoso: uma história em quadrinhos”.

Para o ano de 2025, através de financiamento recebido pelo Prêmio Mestre Lucindo de Culturas Populares, tem como objetivo de produzir uma nova HQ sobre o mesmo tema, além de realizar atividades de entrevistas com brincantes, manutenção do acervo de história oral e de educação patrimonial. Também serão realizadas atividades através do Mini Caprichoso, direcionadas ao público geral e comunidades locais, com o objetivo de registrar e promover a cultura.

Texto: Gustavo Rodrigues/Ascom UEA

Imagem: Assessoria de Comunicação do Caprichoso