Com o número crescente de alunos PcDs ingressantes nas universidades, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ofereceu o curso “Boas Práticas e Atendimento Inclusivo a Pessoas com Deficiência”. O evento faz parte do primeiro módulo da trilha de formação do Projeto Reuniões Formativas (SAG/Prograd). O curso ocorreu na tarde desta quarta-feira (07/02), e foi destinado a servidores, funcionários terceirizados e estagiários da universidade atuantes no atendimento ao cidadão.
Segundo a Prof.ª Dra. Marklea da Cunha Ferst, coordenadora do Programa Mais Acesso, o objetivo do evento é promover a capacitação do corpo técnico administrativo dos profissionais da UEA para o atendimento humanizado à Pessoa com Deficiência, em especial aos alunos que estão ingressando na universidade.
“O evento é muito importante para a UEA, sobretudo com a implementação do Núcleos de Inclusão nas unidades acadêmicas da UEA, proporcionando um ambiente estruturado e significativo, além de trazer conhecimento sobre as políticas de inclusão”, disse Rárima Gomes Coêlho, coordenadora de Assuntos Comunitários da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.
“Nós esperamos que, com essa formação, possamos proporcionar uma reflexão e uma ressignificação sobre o que é a deficiência. O sujeito tem sim uma deficiência orgânica, mas se encontra em uma barreira ambiental e atitudinal. Entendendo quais são as necessidades e qual deve ser o atendimento adequado, é possível construir uma cultura inclusiva”, disse a coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas da UEA (GGPI/PNEE), Joab Grana Reis.
Para Júlio Cesar, técnico administrativo da Secretaria da Escola Normal Superior (ENS), o curso é uma ideia louvável e muito bem-vinda, pois auxilia na prestação de serviço aos alunos que precisam de atendimento cada vez mais desenvolvido.
O curso é uma iniciativa das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Prograd) e de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), promovida em parceria com a Secretaria Acadêmica Geral (SAG/Prograd) e Comitê Gestor de Políticas de Inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas da UEA (GGPI/PNEE), juntamente ao Programa Mais Acesso, que promove a acessibilidade e a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência.
Texto: Gustavo Rodrigues/Ascom UEA
Imagem: Daniel Brito/Ascom UEA