Violência Obstétrica é tema do I Congresso da Liga Acadêmica de Atenção à Saúde da Mulher

Ao longo são realizadas palestras e uma exposição de trabalhos sobre "A violência obstétrica no cenário amazônico e brasileiro"

Palestras, minicursos e exposição de resumos científicos voltados ao tema “A violência obstétrica no cenário amazônico e brasileiro” acontecem entre hoje (21/02) e quinta-feira (22/02), no I Congresso Regional da Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Congrevio) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) recebe a programação, que tem como objetivo promover conhecimento a discentes, docentes e profissionais da saúde a respeito de temáticas voltadas para a área da saúde da mulher possibilitando a socialização de saberes, experiências e aprendizado científico.

Representando o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (Uddae), Prof.ª Dra. Adriana Taveira, afirmou que é necessário estimular o movimento da Liga e todo o trabalho voltado à saúde da mulher.

“Quando falamos neste tema, a gente precisa repensar a assistência como um todo, passando por todas as esferas. E momentos como esse são fundamentais para que possamos fomentar essa discussão, pois o que esperamos da universidade é que sejam promovidas soluções reais. Trabalhar esse tema diante do processo de formação profissional é extraordinário”, disse.

A coordenadora da Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Prof.ª Me. Maria Prata, explica que o evento reforça a necessidade do respeito pelo outro, especialmente à mulher. “É um tema que, sinceramente, eu preferiria não ter que abordar, mas estamos aqui porque é necessário. É doloroso ouvir relatos de mulheres que foram vítimas de violência obstétrica. É um momento de reflexão e muito enriquecedor para a discussão do problema”, pontuou.

Ao longo do dia, foram realizadas palestras voltadas à temática principal. A primeira conferência, ministrada pela professora Hariany Santos Campelo abordou “Um Olhar do Direito Legal à Mulher Vítima de Violência Obstétrica”.

Durante a abertura, estiveram presentes, ainda, o coordenador de Qualidade da ESA/UEA, Prof. Dr. Manoel Luiz Neto, a coordenadora de Residência em Enfermagem, Prof.ª Dra. Lihsieh Marrero; a coordenadora pedagógica da Uddae, Prof.ª Dra. Cássia Rozária Souza; a representante da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) enfermeira Suelen Barbosa; e a representante discente e acadêmica de Enfermagem Tálita Sátiro.

Texto e Fotos: Daniel Brito/Ascom UEA