Reitor da UEA visita o Centro de Estudos Superiores de Tefé

Encontro ocorreu no dia 20 de fevereiro de 2024

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Zogahib, liderou uma visita ao Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest) com o intuito de promover a pesquisa e a cooperação científica na região. O encontro ocorreu no dia 20 de fevereiro de 2024.

Acompanhado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Prof. Dr. Roberto Mubarac, o assessor especial da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wanderley de Souza, e o coordenador do Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos (CMABio), Hector Koolen, a comitiva foi recebida pelo diretor do Cest, Prof. Dr. Yomarley Holanda.

Durante o encontro, enfatizou-se a importância da cooperação entre instituições, especialmente considerando o papel da pesquisa e do desenvolvimento científico no avanço socioeconômico. Representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Tefé (Semeec), Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), além de coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação da UEA, participaram das discussões.

O encontro abordou editais e iniciativas de financiamento da Finep, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de projetos. Também foi realizada uma visita técnica às instalações do flutuante-base de pesquisa e aos espaços laboratoriais do Cest.