UEA promove II Ação Familiar na Equoterapia

O evento é aberto ao público e conta com atividades práticas direcionadas a pessoas com deficiência.

Com o objetivo de promover atividades práticas destinadas a pessoas com deficiência, visando a reabilitação e desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promove a II Ação Familiar na Equoterapia, que acontece em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O evento acontece de 19 a 23 de fevereiro, das 7:30h as 10h30, no Centro de Equoterapia da PMAM, localizado Regimento de Policiamento Montado, Cel. Bentes – Cavalaria de Manaus, bairro Dom Pedro.

Destinado ao público geral, o evento além de fortalecer os vínculos entre as instituições, a escola e o curso de Educação Física da ESA/UEA, promove orientações sobre a prática de atividade física aos pais e responsáveis dos praticantes de Equoterapia. Não é necessário realizar inscrição para participar. As ações do evento contam com banho, encilhamento, esmaltação e diversas outras, oferecendo cuidados e orientações de saúde junto aos profissionais da equipe interdisciplinar de equoterapia e aos policiais lotados no Regimento de Policiamento Montado.

Sobre o evento

Idealizada por acadêmicos do curso de Educação Física da Escola Superior de Ciência da Saúde (ESA/UEA) que integram o Programa de Extensão Universitária 2023-2025, a ação conta com a parceria da “UEA Cidadã”, que disponibiliza acadêmicos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Educação Física para desenvolverem atividades específicas, como medição da Pressão Arterial, Índice de Massa Corporal (IMC), Glicemia e Higiene Bucal.

O Centro de Equoterapia da PMAM faz uso da Equoterapia, método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo, animal que possui marcha muito semelhante à marcha humana, transmitindo ao praticante montado, estímulos similares aos que receberia ao caminhar. A prática é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

As atividades são ministradas por uma equipe interdisciplinar composta por profissionais da saúde, educação e equitação, incluindo psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, equitadores, professores de Educação Física e médicos veterinários.

Texto: Gustavo Rodrigues/Ascom UEA