Acadêmicos do Cesp/UEA visitam instituições de ensino e pesquisa em Manaus

A visita ocorreu entre os dias 26 de fevereiro a 1º de março, sob a coordenação da Prof.ª Ma. Fiorella Chalco

Com o objetivo de proporcionar trocas de conhecimento e o contato com novas experiências e saberes, acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA) realizaram visita técnica para participar de atividades práticas e oficinas em instituições culturais e de pesquisa em Manaus.

A programação foi coordenada pela Prof.ª Ma. Fiorella Chalco, da disciplina de Fisiologia Vegetal, responsável por trazer os 32 alunos do 7º período à capital amazonense. Entre os locais visitados estiveram o herbário do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), onde os estudantes puderam conhecer as coleções e as etapas de produção e montagem e exsicatas. O contato com a fauna também fez parte da programação. Os discentes tiveram visita guiada, onde puderam conhecer animais silvestres amazônicos no Zoológico do Centro de Instrução e Guerra na Selva (Cigs).

Segundo a professora Fiorella Chalco, as atividades práticas são fundamentais para ampliar o conhecimento de subáreas. “Elas servem para conhecer diversos projetos em andamento, entendimento da importância da interdisciplinaridade dos procedimentos da coleta, identificação e incorporação do material botânico em herbários para poder realizar pesquisas com respaldo científico. E, por fim, entender e vivenciar o que aprenderam na teoria”, explica.

No Inpa, o grupo de alunos visitou as coleções de mamíferos, peixes, insetos e aves. Também tiveram contato com protocolos de coleta e preparação de amostras. No Centro de Referência em Agroecologia do Ifam conheceram as atividades realizadas na permacultura e as relações entre as atividades como hortas, compostagem, criação de animais tratamento dos resíduos, produção de mel, entre outras.

Também foram realizadas visitas guiadas ao Museu da Cidade de Manaus, Bosque da Ciência e ao Museu da Amazônia (Musa). Os alunos puderam aprender sobre a cultura e história da capital amazonense, bem como participar de palestras e atividades educacionais, além de visitas e trilhas a demais espaços de pesquisa das instituições.

Texto: Valcinei Cunha/Ascom UEA