UEA e FHCFM realizam a integração de médicos residentes em diversas áreas da saúde

A solenidade do Ano Acadêmico ocorreu no Centro de Ensino e Pesquisa da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes

“Hoje, tenho a oportunidade de realizar um grande sonho da minha vida que é me especializar em Cardiologia. É um prazer retornar a esta casa tão acolhedora e amável.” A afirmação é do médico André Alexandre Santos Gomes, um dos novos residentes que iniciaram, nesta sexta-feira (01/03), no Programa de Residência Médica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para a formação de novos médicos especialistas.

A solenidade do Ano Acadêmico da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), ocorreu no Centro de Ensino e Pesquisa da FHCFM, localizado na avenida Camapuã n.º 108, Cidade Nova II, Zona Norte. André Gomes é natural do município de Maués (distante 258 quilômetros de Manaus em linha reta) e formado pela UEA no ano de 2018. “Tive a oportunidade de ingressar na faculdade graças à UEA e ao grande apoio do governo do estado do Amazonas. Desde a infância, meus pais sempre diziam que eu seria um grande médico. Isso foi sendo internalizado e, quando iniciei na Medicina, percebi que poderia fazer a diferença na área da cardiologia, ajudando as pessoas que necessitavam”, disse, emocionado, o residente.

A diretora-presidente da FHCFM, enfermeira Roberta Nascimento, ressaltou que o momento marca o início de uma jornada de aprendizado, desafios e conquistas que moldarão não apenas as carreiras, mas também a forma como enxergam a vida. “Acreditamos que a troca de conhecimento, experiências e valores é fundamental para o desenvolvimento tanto dos profissionais de saúde, quanto para a melhoria contínua dos serviços oferecidos à comunidade amazonense. Lembrem-se que, além do conhecimento técnico, a empatia, a compaixão e o respeito pelo próximo são pilares fundamentais da prática médica”, enfatizou

Representando a vice-reitora da UEA, o Prof. Dr. João Marcos Bemfica Barbosa Ferreira, médico cardiologista, destacou a parceria entra UEA e FHCFM. “Ainda precisamos de mais cardiologistas na cidade. Hoje, doenças do coração são as que mais matam no mundo. Então, acreditamos na importância de uma nova residência com o objetivo de agregar médicos e multiprofissionais nesse cenário dos cardiologistas, para que passem a conhecer vários profissionais e, com isso, possam sair com a melhor formação possível.”

A integração contou, ainda, com a palestra “História da Cardiologia no Amazonas”, ministrada pelo médico Aristóteles Conte de Alencar Filho.

Edital