UEA e Simeam realizam VI Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras

O evento com foco na saúde pública será realizado no mês de junho e reunirá representantes de instituições

Com o objetivo de promover um campo de conhecimento e debate em busca de avanços na oferta de atendimento à saúde da população, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), realizará, entre os dias 12 e 16 de junho, a VI edição do “Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras (Cisif)”. O evento ocorrerá na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e será transmitido pelo sistema de telemedicina para os 62 municípios do Amazonas e 5 comunidades, além das redes sociais do Simeam.

O evento tem como público-alvo profissionais da saúde em todas as áreas, autoridades civis e militares, gestores, pesquisadores, acadêmicos e demais interessados a se atualizarem sobre os avanços e desafios da saúde no interior e áreas de difícil acesso, a estimativa é de um público de 500 pessoas. Confira mais informações por meio do link:

De acordo com o Dr. Mario Vianna, presidente do Simeam, tradicionalmente em sua gestão, a instituição tem promovido eventos de cunho educacional para proporcionar a criação de espaços onde o profissional da área da saúde possa se manter informados, inclusive buscar e propor soluções para o desenvolvimento da saúde pública como um todo.

“Nesse sentido, apresentamos a 6ª edição do Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras, tendo como objetivo promover um campo de conhecimento, com proposta de levar profissionais da saúde aos locais mais distantes, através de uma carreira Médica de estado com semelhança a do judiciário e militar”, destacou.

A programação irá contar com a presença de representantes e profissionais de saúde a nível nacional e internacional, além de autoridades civis e militares, autoridades da área de gestão da saúde e de outras atividades de interesse na melhoria da qualidade da saúde pública no Amazonas, fronteiras, Brasil e países da Latino Ibero América e Caribe. O evento contará com a participação de empresas e instituições parceiras, que apresentarão suas soluções e produtos inovadores, voltados para a área da saúde. Será uma oportunidade para os participantes conhecerem as últimas novidades do setor e estabelecerem parcerias estratégicas.

Serão dois dias de parte teórica com a realização de um ciclo de mesas de debates e temas de importância para o desenvolvimento da Amazônia. Essa etapa terá o apoio da UEA na organização. A segunda parte do evento irá mostrar na prática o funcionamento da saúde em uma comunidade ribeirinha, com apoio da Marinha do Brasil. O objetivo é realizar uma Ação Cívico Social (Aciso) de atendimento médico e realizações de videocirurgias eletivas programadas de baixo risco (vesícula, hérnia, laqueadura, histerectomia, inserção de DIU) dentro da necessidade apontada pela Secretaria de Saúde do Município com pré-operatório ja realizado em paciente pré-selecionados de forma gratuita.

A parte das cirurgias será feita através da participação da Sobral, que irá dispor equipamentos e boa parte dos insumos (Opme) para esse tipo de cirurgia e profissionais altamente gabaritados de todas as regiões do país.

Estão confirmados no evento as organizações e entidades, sendo representadas como parceiras:

Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Federação Médica Brasileira (FMB); Conselho Federal de Medicina (CFM); União Geral dos Trabalhadores (UGT); Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); Forças Armadas e auxiliares junto as suas diretorias de saúde e comandos militares, além das entidades médicas nacionais como a Academia Brasileira de Medicina Militar (Abmm), Confederação Médica Latino-Ibero-Americana e do Caribe (Confemel).

Segue abaixo o calendário da programação:

12/6 (quarta-feira)

Mutirão de videocirurgias