Pesquisadores da UEA têm artigo publicado em revista da PUCPR

O artigo contribui para uma logística de fortalecimento dos recursos destinados a centros de estudo em futuros processos de emergência coletiva no Amazonas

“A inclusão perversa: Ensino Superior, pandemia e desigualdade socioeconômica no Amazonas”, esse é o nome do artigo publicado na revista Diálogo Educacional, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que reconheceu o trabalho realizado pelos professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Valter Luciano Villar e Fábio Gomes. O artigo ainda contou com a parceria de Marck Torres, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A publicação se trata da análise de como a desigualdade socioeconômica, os desafios geográficos e as deficiências nas políticas públicas de acesso e permanência afetaram os jovens universitários no interior do estado durante o período da pandemia da Covid-19. O estudo contou com a participação de 143 universitários, com idades entre 18 e 44 anos.

“A publicação é resultado de um projeto que buscou estudar os efeitos da pandemia no Ensino Superior e Básico no Estado do Amazonas. Isso vem confirmar o quão importante é o incentivo à pesquisa, disponibilizado pela UEA aos seus docentes. A publicação impacta consideravelmente nos índices do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (PPGSP-UEA), tendo sido publicado numa revista com conceito Qualis 1”, disse Valter Villar, autor do artigo.

Os resultados evidenciam as dificuldades presentes nas condições geográficas, socioeconômicas e psicossociais, bem como as dificuldades de acesso ao estudo remoto na região amazônica. Desta forma, contribui para o desenvolvimento de uma logística de fortalecimento dos recursos destinados a universidades, escolas e órgãos públicos em futuros processos de emergência coletiva no Amazonas.

Confira o artigo em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30608.

Texto: Gustavo Rodrigues/Ascom UEA