Workshop de Química Aplicada à Tecnologia da UEA debate inovações científicas

O evento ocorre no período de 2 a 5 de abril de 2024

Com o objetivo de promover um encontro entre pesquisadores e colaboradores, a Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) está realizando, no período de 2 a 5 de abril de 2024, o V Workshop de Química Aplicada à Tecnologia. O evento ocorre na Academia Stem, localizada na avenida Darcy Vargas, 1.200, bairro Parque Dez de Novembro.

Representando o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, o pró-reitor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Prof. Dr. Roberto Mubarac, ressaltou a importância do evento para a comunidade acadêmica. “Quero parabenizar a todos os pesquisadores e alunos do Grupo de Pesquisa Química Aplicada à Tecnologia. São iniciativas como essa que transformam nossa realidade, levando o estado do Amazonas para outro patamar”, destacou.

O evento discute energia, monitoramento ambiental e biotecnologia. Divulga, ainda, o trabalho realizado pelo grupo de pesquisa. A palestra de abertura ficou a cargo da Prof.ª Dra. Mariana Agostini, que ministrou a apresentação “Estratégias para o uso de biopolímeros como matrizes para incorporação e liberação de compostos bioativos”.

Segundo a coordenadora do evento, Prof.ª Dra. Patrícia Melchionna, as atividades terão o intuito de reunir pesquisadores que fazem parte do grupo para que os projetos em desenvolvimento sejam apresentados. “Os orientadores, pesquisadores, alunos e técnicos poderão discutir o que está sendo feito e proposto, sugerindo melhorias e avanços. É um momento incrível para compartilhar o conhecimento que o grupo vem gerando”, destacou.

Para Juliana Rodrigues, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (Bionorte), a expectativa é que todos os alunos possam conhecer os projetos desenvolvidos no grupo de pesquisa. “Os alunos participarão de minicursos oferecidos, proporcionando conhecimento prático complementar às palestras e teoria”, disse.

Também participaram do evento o diretor da EST, Prof. Dr. Jucimar Maia, e o coordenador do Grupo de Pesquisa Aplicada à Tecnologia (GP-QAT), Prof. Sérgio Duvoisin Júnior.

Para conferir a programação, acesse o link abaixo.

Texto: Jonas Coelho/Ascom UEA

Foto: Daniel Brito/Ascom UEA