O primeiro Encontro Pedagógico de 2024 do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (Cest/UEA) ocorreu nos dias 4 e 5 de abril de 24, no auditório da unidade, e contou com a presença do Prof. Dr. Raimundo Barradas, representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), e Profª. Dra. Meire Botelho, representante da Pró-Reitoria de Interiorização (Proint).
O evento teve como objetivo recepcionar os docentes e discutir temas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, além de analisar resultados e definir ações para a melhoria da unidade. “É um evento em que verificamos a situação da carga horária de cada um dos professores e como ela está sendo composta, agora, na nossa gestão, seguindo toda a legislação, procurando atender as demandas de cada um dos cursos da unidade, procurando que os professores fiquem com uma carga horária mínima entre oito a doze horas, de forma que a carga horária fique justa e alinhada com todas as áreas do conhecimento”, disse o Prof. Dr. Raimundo Barradas.
A Profª. Dra. Meire Botelho realizou uma apresentação sobre a Proint, explicando suas missões e propostas “A Proint tem como missão, garantir a manutenção e expansão da política de Ensino de Graduação, materializada através dos Cursos de Graduação de Oferta Especial no interior do Estado do Amazonas, com suporte técnico para as estruturas físicas e acadêmico-administrativas dos Centros, Núcleos e Polos de Ensino Superior, presentes nos diversos municípios do Estado”.
O encontro também levantou questões sobre a ocupação dos docentes em uma perspectiva institucional, buscando preencher as demandas das disciplinas, garantindo que todas possuam professores.