O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA) realizará, no dia 16 de abril às 9h, a aula inaugural, intitulada “Zonas de te(n)são: gênero e representação no Brasil”, ministrada pela Prof.ª Dra. Mariah Rafaela Silva, egressa do PPGICH. A aula acontecerá no auditório térreo da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA), localizado na avenida Leonardo Malcher, 1728, Praça 14.
A atividade contará com transmissão para a sala IPTV do Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest/UEA). Além disso, no mesmo dia, ocorrerá o lançamento do livro “Zonas de Te(n)são entre desejo e nojo: cisgeneridade como paradigma de subjetivação sexual”, escrito por Mariah Rafaela Silva, obra que está concorrendo ao Prêmio Jabuti na categoria Antropologia. E no 17 de abril, às 9h, será realizado o Minicurso “Modos de subjetivação e mídia no Brasil: aportes interseccionais”, também ministrado pela Prof.ª Dra. Mariah Rafaela Silva. O minicurso abordará ferramentas epistemológicas no campo da cartografia e da genealogia, assim como métodos psicossociais para problematizar as imagens de gênero e sexualidade no Brasil, utilizando exemplos de temáticas transversais em gênero, raça e sexualidade.
Perfil da palestrante – Mariah é doutora em comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Formada em História da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestra Interdisciplinar em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). No exterior, foi intercambista na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente Mariah é professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Direito na Universidade Federal do Pará (UFPA) e consultora e especialista em desenvolvimento social para o Banco Mundial.