A palestra “Ouvir para Incluir: Relato de uma professora deficiente visual, egressa da Pedagogia UEA/ENS”, realizada pelo projeto de pesquisa/extensão “Escola de Egressos”, do curso de Pedagogia da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA) aconteceu nesta quarta-feira (10/04), em dois horários: 9h e 19h, no auditório da ENS, localizado no bairro Parque Dez de Novembro.
O evento, coordenado pela Profa. Dra. Osmarina Lima, teve como objetivo principal compreender como tem sido construída a relação entre as licenciaturas e o mundo do trabalho, articulando ações formativas que mobilizem conhecimentos teórico-práticos em torno do fortalecimento do perfil profissional e da atuação do acadêmico como protagonista da sua formação.
A atividade teve como convidada principal a Profa. Beatriz Viana Mota, voluntária do projeto “Mais Acesso” e membro do grupo de pesquisa “Educação Inclusiva e o Aprender na Universidade”, da UEA. “A importância desse evento é justamente trazer informação a respeito da pessoa com deficiência, como poder incluí-la melhor. Muitas vezes o desconhecido assusta. Então, nada melhor do que uma pessoa com deficiência falar sobre, para que as pessoas venham conhecer, ter uma melhor compreensão”, disse a professora.
“As pessoas com deficiência também são profissionais e no mercado de trabalho, na graduação e em outros espaços sociais as pessoas geralmente tem medo de interagir com a pessoa com deficiência justamente por não saber como criar uma aproximação. Estamos aqui hoje justamente para mostrar e tratar sobre essas questões pra que as pessoas não tenham esse receio. Além de demonstrar o apoio que a UEA vem proporcionando, o apoio que eu recebi em relação à inclusão, e, por isso, tenho um carinho muito grande e estou aqui para auxiliar da melhor forma possível”, completou Beatriz.
A palestra “Ouvir para Incluir” foi transmitida ao vivo no Canal da UEA disponível em: www.youtube.com/@ueamazonas8482.