O diretor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA), Prof.Dr. Edilson de Carvalho Filho, participou como coautor do artigo intitulado “Baryonacoustic scale at z eff = 0.166 with the SDSS blue galaxies”, publicado pela revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society (MNRAS), da Universidade de Oxford. A revista tem classificação qualis A1 pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O artigo, feito em colaboração com pesquisadores do Observatório Nacional (ON), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), faz uma análise de dados de galáxias azuis, disponibilizados através da colaboração Sloan Digital Sky Survey (SDDS).
“Encontramos, nesses dados, uma assinatura de um fenômeno ocorrido no momento em que o Universo teria apenas 379.000 anos. Esse fenômeno, chamado de Oscilações Acústicas de Bárions (BAO), teria deixado uma escala característica na estrutura em grande escala do Universo que pode ser detectada através de métodos estatísticos, a qual conseguimos detectar com esse trabalho usando dados de galáxias azuis. Essa detecção reforça as bases experimentais do modelo cosmológico chamado de ΛCDM, conhecido como modelo padrão da cosmologia”, disse o Prof. Dr. Edilson.
A publicação do artigo ocorreu no volume 529, Edição 4, abril de 2024 da MNRAS e o acesso é disponibilizado de maneira gratuita pela revista em: https://academic.oup.com/mnras/article/529/4/4980/7635696. Além disso, uma versão do artigo está disponível na plataforma arXiv, com o número de identificação 2404.00747.