O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade do Estado do Amazonas (Parfor/UEA) realizou, no período de abril a maio, cerimônias de colação de grau em municípios do interior do estado. As celebrações tiveram início nos dias 23 e 24 de abril de 2024, na cidade de Itacoatiara, distante 270 quilômetros de Manaus, onde 23 professores cursistas de História, 10 de Geografia e 29 de Pedagogia receberam a outorga de grau.
No dia 26 de abril, 38 professores cursistas do curso de Pedagogia, no município de Santo Antônio do Içá, distante 881 quilômetros da capital amazonense, receberam seus certificados de conclusão. No dia 2 de maio foi a vez de 43 professores cursistas do curso de Pedagogia, no município de Autazes, distante 96 quilômetros de Manaus, receberem os certificados. No dia seguinte (3/5), cerca de 33 professores cursistas do curso de Ciências Biológicas, em São Paulo de Olivença também receberam seus diplomas. E no dia 4 de maio, mais 32 professores do curso de Pedagogia de Nova Olinda do Norte, a 243 quilômetros de Manaus, receberam seus certificados.
Em São Paulo de Olivença, 33 professores, a maioria pertencentes às etnias Tikuna, Kokama e Kambeba, atuam na área rural, nas escolas das comunidades indígenas do município. Durante a solenidade, os formandos tiveram momentos culturais com a participação do grupo de dança Kokamas, interpretando uma dança tradicional da etnia e com a presença do grupo Maguta, formado por jovens da etinia Tikuna. Entre eles estava Sergimar Feliciano Firmino, que cantou o hino nacional brasileiro na língua Tikuna.
✅ Siga o canal da UEA no WhatsApp
Dentre os formandos de Nova Olinda do Norte, quatro acadêmicos do curso de Pedagogia tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos de pesquisa no IX Encontro Nacional das Licenciaturas, em novembro de 2023, na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul. A participação neste evento oportunizou a troca de experiências e os motivou a dar continuidade ao seu processo de formação. Pela primeira vez os acadêmicos do Parfor participaram de um evento nacional.
No dia 6 de maio, cerca de 70 professores cursistas de Pedagogia do Parfor UEA participaram da cerimônia de outorga no município de Eirunepé, distante 1.159 quilômetros de Manaus. Na ocasião, também foi entregue a certidão póstuma aos familiares da acadêmica Neliane Pereira do Nascimento.
Segundo a Prof.ª Dra. Luciane Souza, coordenadora geral do Parfor, esses cursos iniciaram em 2019, sendo aprovados pelo edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atender demandas de professores da educação básica que não tem formação na área em que atuam. Luciane lembra que, ao longo do seu processo formativo, as turmas enfrentaram inúmeros desafios por conta da pandemia do Covid-19 para obterem o nível superior.
“A UEA, além de participar ativamente durante 15 anos desse programa, ofereceu a essas turmas a oportunidade de continuarem suas aulas por meio do ensino não presencial, no qual puderam contar com a parceria das secretarias municipais e estaduais e o apoio incomparável de seus coordenadores locais. A UEA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), disponibilizou, nesse período, celulares e chips para viabilizar o contato dos acadêmicos junto aos seus coordenadores e professores formadores.”
As próximas colações de grau acontecerão nos municípios de Boa Vista do Ramos, Carauari, Caapiranga, Maraã e Maués, no período de abril a junho deste ano. A coordenadora ressalta que a UEA realizará a cerimônia de formatura de 503 professores e entregará, à sociedade, excelentes profissionais habilitados em diferentes áreas do saber, que tiveram um processo formativo rico em experiências de múltiplas realidades inseridas dentro de um contexto amazônico inigualável.